34° EPAL RECEBE PESQUISADORES DE CUBA, ARGENTINA E BRASIL

34° EPAL RECEBE PESQUISADORES DE CUBA, ARGENTINA E BRASIL

O encontro gratuito acontece na quinta-feira (09/08), às 14h00, na Escola de Artes e Comunicação (ECA) da Universidade de São Paulo

34_epal

No dia 09 de agosto, às 14h, acontece mais uma edição do Encontro de Pesquisadores da América Latina (EPAL), que faz parte do Programa de Pós Graduação Integração da América Latina – da Universidade de São Paulo. Dessa vez, a comissão organizadora receberá pesquisadores de origem brasileira, cubana e argentina das áreas de Cultura, Ciências Sociais e Relações Internacionais. Eles irão apresentar estudos que estão desenvolvendo referentes à América Latina. O evento terá lugar na sala 205 da Escola de Artes e Comunicação (ECA), localizado à Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Cidade Universitária, em São Paulo.

A abertura dessa edição estará a cargo do professor Pedro Alexander Cubas Hernández, da Universidade Federal de Mato Grosso, que apresentará a pesquisa intitulada “A questão racial na América Latina: perspectivas epistêmicas positivistas entre fins do século XIX e inícios do XX”. O pesquisador cubano apresenta uma análise histórica, a partir da teoria positivista, sobre o racismo na região. Em seu trabalho ele trata da desigualdade das raças humanas, em que caucasianos (brancos) eram considerados raça superior, enquanto negros eram demonizados e os povos originários e aborígenes tinham seus costumes recriminados.

O EPAL recebe também os pesquisadores Rita de Cássia Marques Lima de Castro (UMC; CORS-USP e NESPI-USP) e Paulo Sérgio de Castro (UBA; PROLAM/USP; UMC), que apresentarão o estudo “Reconhecimento dos povos latino-americanos entre suas próprias nações: uma questão de identidade ou de interesse?”, publicado na coletânea “O mundo indígena na América Latina” (Org. Beatriz Paredes, São Paulo: Edusp, 2018). A pesquisa trata sobre o desafio do reconhecimento da identidade dos povos latino-americanos entre suas próprias nações, considerando-se a estrutura do mundo atual, com uma grande quantidade de etnias, fatores como Estados monoculturais tentando lidar com policulturas e minorias que despontam no cenário reivindicando seus interesses legítimos em um cenário rígido. Diante do cenário exposto, os pesquisadores procuram responder o reconhecimento dos povos latino-americanos entre suas próprias nações é uma questão de identidade ou de interesse.

A doutoranda argentina Amanda Carolina Barrenengoa da Universidad Nacional de La Plata (UNLP) irá tratar sobre o projeto de integração física no âmbito do bloco sul-americano UNASUL, no eixo Capricórnio. Com a apresentação intitulada “Los entramados de la integración sudamericana en Brasil: Estados, actores y estrategias en el proceso de integración desde el COSIPLAN- UNASUR (2008- 2015)”, a pesquisadora propõe investigar a participação de outros atores no projeto, como organismo financeiros das obras, construtoras e funcionários – responsáveis em analisar os projetos de infraestrutura.

Por fim, quem comparecer ao EPAL, terá a oportunidade de conhecer o estudo “Janelas de empatia: elementos identitários da América Latina em programas infantis de TV da Argentina e da Colômbia” da pesquisadora Giovana Rafaela Botti Resende – Mestre pelo PROLAM/USP. O trabalho investiga a presença de elementos de identidade da América Latina em programas infantis de televisões públicas dos dois países a fim de mapear quais imagens e construções narrativas representam e indicam marcas culturais da região nos programas dirigidos a crianças. Para tal análise, a Giovana Resende analisa fragmentos das séries Medialuna y las noches mágicas (do canal PakaPaka da Argentina) e Guillermina y Candelario (TV Señal da Colômbia).

EVENTO GRATUITO:
34° EPAL- Encontro de Pesquisadores da América Latina
Realização: Comissão de Alunos e ex-alunos do Prolam- Programa de Pós Graduação Integração da América Latina -Universidade de São Paulo
09 de agosto, quinta-feira – das 14h às 17h30
Prolam/ECA – Escola de Comunicações e Artes/Universidade de São Paulo
Sala 205, 2º andar
Email: epal.prolam@gmail.com
Fones: 3091 3587 e 3091 3589
Alessandra Oliveira (MTB 33655) e M. Nepomuceno( MTB 16 246)

 

Esse post foi publicado em Comportamento e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s