QUEM INVENTOU O PNEU?

QUEM INVENTOU O PNEU?

Os pneus de borracha infláveis que são vistos em milhões de carros por todo o mundo são resultado do trabalho de vários inventores ao longo de décadas e esses inventores têm nomes que podem ser reconhecidos por qualquer pessoa

pneus-667x400Se você comprou pneus para o seu carro recentemente deve ter visto nomes como: Dunlop, Michelin, Goodyear, etc. Mas entre os citados, os que obtiveram descobertas mais impactantes na invenção do pneu foram John Dunlop e Charles Goodyear.

De acordo com as estatísticas os consumidores compraram quase 80 milhões de carros entre 1970 e 2017. É incrível pensar que esses veículos não seriam operacionais se não fosse a mente brilhante dos inventores.

Você pode ter um motor V8, um chassis feito do melhor material e até mesmo um sistema de amortecimento de última geração, mas sem o bom e velho pneu não vai conseguir chegar a lugar nenhum.

Em 1844, mais de 50 anos antes dos primeiros pneus de borracha aparecerem calçando todos os veículos até então inventados, a Goodyear patenteou um processo que passou a ser chamado “vulcanização”. Esse processo envolvia a mistura em alta temperatura do enxofre com a borracha descoberta na floresta amazônica do Peru. A vulcanização tornou a borracha impermeável e resistente às variações de temperatura. Além disso, o processo também preservava a sua elasticidade. Embora a alegação de Goodyear de ser inventor da vulcanização ter sido contestada, ele é lembrado até hoje como o único criador da borracha vulcanizada e isso tornou-se crucial anos depois, quando algumas pessoas perceberam que se tratava de um material perfeito para fabricar pneus.

Robert William Thomsom criou o primeiro pneumático de borracha vulcanizada (inflável). Thomsom patenteou o seu invento em 1845 e, embora sua invenção até funcionasse relativamente bem, era muito cara. Essa situação mudou com John Boyd Dunlop, um veterinário escocês e inventor reconhecido do primeiro pneumático como o conhecemos hoje. No entanto, sua patente, concedida em 1888, não era para pneus de automóveis, ele pretendia criar pneus para bicicletas.

pneu-dunlop

John Dunlop e sua invenção

Sete anos depois, André Michelin e seu irmão Edouard, que já haviam patenteado um pneu de bicicleta removível, foram os primeiros a usar os pneumáticos em um automóvel. Infelizmente, estes não se mostraram duráveis. Foi então que Philip Strauss inventou em 1911 o pneu combinado e o tubo interno cheio de ar (câmara). Finalmente agora, os pneus poderiam ser usados ​​em automóveis com total sucesso.

Por isso, da próxima vez que você for tirar o seu carro da garagem, lembre-se que foi necessário muito esforço e dedicação de várias mentes para criar esse artefato circular de borracha que ajuda a transportar milhões de pessoas diariamente.

Fonte: https://www.tricurioso.com | Rômulo Silva

 

Anúncios
Esse post foi publicado em Comportamento, Economia, Transportes, Viagens e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s