BROUGH SUPERIOR SS100, A MOTO DE LAWRENCE DA ARÁBIA

BROUGH SUPERIOR SS100, A MOTO DE LAWRENCE DA ARÁBIA

Lawrence da Arábia foi um oficial militar, elevado à categoria de legenda pela sua campanha no deserto do Sinai, e um grande apaixonado de uma moto mítica: a Brough Superior SS100

Lawrence-de-Arabia-brough-superior

A Brough Superior SS100 está muito vinculada a Thomas Edward Lawrence (1888-1935), mais conhecido por Lawrence de Arábia. T.E. Lawrence foi militar, arqueólogo, diplomáta, escritor… e também um grande fã das motos, em especial das Brough Superior, já que possuiu três SS80 e uma SS100.

Lawrence foi conhecido por seu importante papel na guerra entre Arábia e o império otomano durante a I Guerra Mundial, realizando campanha com os árabes percorrendo o deserto do Sinai, campanha que conclui com a tomada de Damasco. Suas façanhas foram contadas no famoso filme ‘Lawrence de Arabia’, protagonizado por Peter O’Toole.

O destino quis que ele encontrasse a morte em 1935, vítima de um acidente com sua querida SS100, em Wareham (UK), ao realizar uma manobra brusca para evitar atropelar dois garotos de bicicleta e perder o controle de sua moto. Estava sem capacete e sofreu graves contusões na cabeça, que provocaram sua morte depois de seis dias.

Brough-Superior-SS100-1925-300x200

Brough Superior SS100, a moto dos sonhos

Nascida em 1924, em Nottingham, a SS100 era uma moto fabricada de maneira artesanal e que praticamente e “sob medida” para cada cliente, já que tanto o guidão como as pedaleiras eram produzidos e ajustados seguindo as medidas de seu comprador. Uma moto que seria chamada ‘O Rolls Royce das motos’ por sua excelente qualidade, produção artesanal e bom desempenho.

A Brough Superior SS100 era equipada com um motor bicilíndrico em V a 50º, refrigerado a ar, 998 c.c., com um câmbio de 3 velocidades (de acionamento manual) e que entregava a notável potência, naquela época, de 45 CV, que alcançava a velocidade máxima de 165 km/h.

Este primeiro modelo não tinha suspensão traseira (o condutor dispunha de um assento com molas), enquanto na dianteira dispunha de uma forquilha inspirada nas Harley-Davidson.

Em 2013 foi apresentada uma nova versão da SS100 com um desenho que remetia à da moto de 1925, so que equipada com um moderno motor V2 de 120 CV.

Recordes

As sofisticadas e potentes SS100 conquistaram sete recordes mundiais. Em 1927, o próprio George Brough, o criador da marca, chegou à marca de 209 km/h. Em 1939, Noel Pope bateu o recorde do circuito de Brooklands ao registrar uma velocidade média de 124.51 mph (200.38 km/h).

Não só na velocidade as Brough Superior SS100 conseguiram recordes, também em valores de mercado: mn 2010, una SS100 de 1929 foi vendida ao Haynes International Motor Museum pela exorbitante cifra de 286.000 libras.

Fonte: solomoto.es | Jordi Aymamíaf6175ae31e1df6c9fcaf8b50d8ab065

Anúncios
Esse post foi publicado em Apresentação, Clássicas, Comportamento, Mercado e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s