BATERIA COM CARGA DE ENERGIA CINCO VEZES MAIOR JÁ É REALIDADE

BATERIA COM CARGA DE ENERGIA CINCO VEZES MAIOR JÁ É REALIDADE

bateria-ar-litio-696x464

Durante muitos anos a bateria elétrica exposta ao ar era apenas uma fantasia. Teoricamente, a bateria de lítio-ar seria capaz de acumular cinco vezes mais carga que as baterias de iões de lítio, que são usadas nos carros elétricos, telemóveis e computadores portáteis, mas a própria exposição ao ar era um obstáculo à sua utilização… até agora.

Esta bateria precisa usar oxigênio para ativar a reação química que vai transmitir eletricidade, mas o processo natural de oxidação arruinava o lítio e causava resíduos que impediam a carga elétrica de circular. Em experiências anteriores, o oxigênio vinha em estado puro, diretamente de tanques, o que aumentava o risco de inflamação ou explosão.

Para reduzir este problema, uma equipe de investigadores da Universidade do Illinois e do Laboratório Nacional de Argonne, em Chicago, cobriu o lítio do ânodo – (nome dado ao elétrodo de entrada da corrente elétrica) – com uma camada de carbonato de lítio, que serve como uma espécie de filtro que só deixa passar os iões de lítio para o eletrólito, enquanto um composto derivado de molibdênio ajuda a facilitar as reações entre o lítio e o oxigênio. O resultado final é que a bateria tem uma vida mais longa e fica mais eficiente.

Fonte: https://www.motor24.pt

Anúncios
Esse post foi publicado em Apresentação, Comportamento, Economia, Mercado e marcado . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s