MUNDIAL DE MOTO2 E MOTO3: DEFINIDAS AS POLES EM MUGELLO

O britânico Sam Lowes esteve imbatível na qualificação de Moto2™ deste sábado ao bater o recorde do traçado de Mugello em mais de um segundo. E Danny Kent apresentou ritmo fortíssimo para se tornar no piloto mais rápido da Moto3™ na pista italiana.

22-lowes_gp_6174_0.middleNum sábado marcado por surpresas e recordes de pole position, a qualificação da Moto2™ não podia ser diferente. Sam Lowes, da Speed Up, já tinha dado mostras de bom andamento ao liderar a FP1 e ao terminar os livres na segunda posição da geral, mas poucos seriam capazes de antever um ritmo tão forte como o apresentado.

O britânico não se contentou com a segunda pole da época nem com o recorde da pole position em Mugello; Sam Lowes aniquilou por completo a anterior melhor volta do circuito em mais de um segundo. O anterior recorde de 1:52,369s, assinado por Pol Espargaró em 2012, foi pulverizado pelos 1:51,514s de Lowes… 0,8 segundos mais rápido!

É certo que o britânico só se impôs no final da sessão e que até lá nem sequer tinha passado pela pole provisório, mas com um ritmo tão avassalador era difícil alguém o superar. Ainda assim Lowes não foi exceção este sábado, já que foram 11 os pilotos rodando abaixo da marca anterior do recorde do circuito!

Dominique Aegerter, da Technomag Racing Interwetten, foi a principal vítima do piloto da Speed Up. Líder da tabela de tempos nos minutos finais da sessão, o suíço viu-se batido por 0,342s e assim relegado para a segunda posição do grid, com meros 0,018s de vantagem sobre o Campeão do Mundo Tito Rabat, da Estrella Galicia 0,0 Marc VDS. Ainda assim, uma grande surpresa por parte de Aegerter que este ano ainda não tinha conseguido melhor que o nono posto da grelha em Austin.

Thomas Luthi, que assinou três das melhores voltas da sessão, acabou por ser relegado para a liderança da segunda linha depois de terminar a 0,365s da frente e a meros 0,005s do terceiro posto com a máquina da Derendinger Racing Interwetten.

Enquanto isso, Luis Salom (Páginas Amarillas HP 40) levou a melhor sobre o líder do Campeonato Johann Zarco. O gaulês da Ajo Motorsport foi sexto, a 0,626s da pole, a sua pior qualificação do ano depois da nona posição conquistada no GP de Espanha. Contudo, dessa feita foi segundo, pelo o desfecho deste sábado nada quererá dizer em relação ao que poderá fazer na corrida de domingo.

Ainda abaixo da anterior melhor marca da pista, entre as sétima e 11ª posições, terminaram respectivamente Simone Corsi (Athinà Forward Racing), Xavier Simeon (Federal Oil Gresini Moto2), Alex Rins (Páginas Amarillas HP 40), Axel Pons (AGR Team) e Sandro Cortese (Dynavolt Intact GP).

MOTO3
52-kent__gp_5373_2.middleDanny Kent até esteve relativamente discreto ao longo do fim de semana, sem nunca encabeçar a tabela de tempos, mas tudo mudou com a qualificação. O britânico da Leopard Racing cedo mostrou o que queria e depois de ver Niccolò Antonelli, Miguel Oliveira e Romano Fenati passarem pela pole provisória, atacou forte para garantir a segunda pole da temporada e logo com um tempo canhão de 1:56,615s. Um registro que aniquilou o anterior recorde do traçado de 1:56,999s assinado por Alex Rins na temporada passada.

Mas, o britânico não foi o único a deixar para relativamente tarde o ataque às melhores posições da grelha. Assim que Kent superou a pole provisória de Miguel Oliveira, o português da Red Bull KTM Ajo começou a ver vários rivais colocarem-se à sua frente no grid.

O colega de equipe de Kent, Hiroki Ono foi um deles e o que mais se aproximou do britânico. O nipônico foi o único a conseguir terminar a menos de três décimos do tempo da pole, já que os restantes pilotos ficaram todos a mais de 0,7s, o que demonstra bem o ritmo impressionante apresentado por Kent.

A completar a primeira linha do grid surge a melhor KTM deste sábado em Mugello. Rodando em casa, o italiano esteve modesto nos livres ao terminar em quinto na tabela de tempos combinados após a FP3, mas nesta tarde de sábado aumentou o ritmo para garantir a terceira posição com a máquina da SKY Racing Team VR46.

Contudo, a vantagem de Fenati no duelo das KTM foi curta, já que Karel Hanika, que nos livres não tinha conseguido melhor que o 18º posto, parece ter encontrado algo na sua Red Bull KTM Ajo. O checo ficou a meros dez centésimos da primeira linha do gride e com uns bem mais curtos 0,004s de vantagem sobre a Honda de Niccolò Antonelli. O italiano da Ongetta-Rivacold até tinha sido o mais rápido de sexta-feira, mas ontem não encontrou o mesmo tipo de argumentos e terminou a sessão a 0,718s da pole, enquanto Jakub Kornfeil (Drive M7 SIC) fecha a segunda linha a mais 33 centésimos de distância.

Aliás, as curtas margens a que a Moto3™ nos tem acostumado nas lutas pelas melhores posições do grid só se verificam mesmo da terceira posição para trás, o que sublinha ainda mais o domínio dos dois mais rápidos nesta tarde de sábado em Mugello.

Enea Bastianini, também ele a ter liderado uma sessão de livres, a primeira, ficou com a sétima posição com a máquina da Gresini Racing Team Moto3. O italiano superou o compatriota Peco Bagnaia, que foi o melhor da armada da Mahindra com a máquina da Mapfre Team Mahindra. A completar a terceira linha totalmente dominada por italianos está Andrea Locatelli, da Gresini Racing Team Moto3, enquanto o Top 10 é completado por Isaac Viñales (Husqvarna Factory Laglisse), o primeiro piloto a mais de um segundo da frente.

Enquanto isso, Fabio Quartararo, que tinha sido o mais rápido da FP3 e dos livres, não foi além do 13º posto do grid. O jovem gaulês da Estrella Galicia 0,0 terminou a 1,126s da pole de Kent.

Fonte: http://www.motogp.com

Anúncios
Esse post foi publicado em Competições, Motociclismo. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s