RARIDADES: MOTOCICLETAS WINCHESTER VÃO A LEILÃO

Duas das motocicletas mais raras e valiosas do mundo estão indo para leilão no próximo mês. Elas foram feitas pela Winchester Repeating Arms Company e estão sendo leiloados pela casa de leilão de armas de fogo mais importante do mundo, James D. Julia.

winchester-motorcycles-auctioned-again-22 winchester-motorcycles-auctioned-again-23Em 2013, uma das duas únicas motocicletas Winchester conhecidas, foi vendida em um leilão pelo valor recorde mundial de US $ 580,000. A outra Winchester não conseguiu o mesmo valor e foi arrematada pela oferta de 520 mil dólares. A conclusão a que se chega é a de que o mercado de armas é muito mais lucrativo do que o de motos.

Prova disso é que as Winchesters que irão a leilão no próximo mês não estarão sendo apregoadas pelos leiloeiros de elite das motocicletas normais (Bonhams, Mecum / Mid-America e Gooding), mas pelo James D. Julia, leiloeiro de arma de fogo mais importante do mundo. O leilão das Winchesters vai acontecer nos dias 15 e 16 de março de 2015.

Em meados da década de 1860, Oliver Winchester começou sua empresa de armas de fogo e o seu produto acabou se tornando o mais famoso rifle no mundo. No final dos anos 1800, sua empresa havia se ramificado para fabricar todas as formas de equipamentos esportivos para camping, caça e pesca, incluindo bolas de futebol, varas de pesca e facas de acampamento. A empresa e seus produtos eram focados no segmento de aventura da sociedade, por isso, era natural que no início de 1900, quando as motos surgiram, que Winchester se interessasse por esse mercado também.

No início de 1900, Winchester contratou Edwin F. Merry, empresário de San Francisco, para construir 200 motocicletas com a sua marca. Essas motos foram produzidas entre os anos de 1909 e 1911, equipadas com motores fornecidos pela Marsh-Metz, primeira empresa produtora de motocicletas fundada da América, a Waltham Manufacturing Company (WMC), em 1893. Waltham começou a fabricar bicicletas, expandindo para fabricação de motocicletas pouco antes da virada do século, e, posteriormente, para a produção de automóveis.

Acredita-se que foi Metz quem criou o termo “motocicleta”. Ele foi o primeiro a usá-lo em uma propaganda em 1899 na divulgação da nova moto Orient produzida por sua empresa. Em 1900, os modelos “Orient Light Roadster” e “Orient-Aster”, da Waltham Manufacturing, eram motociclos impulsionando os primeiros passos da produção em massa dos Estados Unidos, e em julho de 1900, na Charles River Race Track, em Boston, a Orient cobriu a distância de cinco milhas em sete minutos (42,86 mph). Em 1902, Metz deixou a WMC para iniciar o Motorcycle Company Metz (MMC) e sua nova moto estabeleceu um recorde de velocidade americano de 51,42 mph ao longo do curso de uma milha.

Em 1906 Metz fundiu com a Marsh Motorcycle Company, de David Marsh, em Massachusetts para criar a American Motorcycle Company e a Marsh-Metz 1000 cc V-twin foi lançada em 1908. Foi considerada a melhor motocicleta disponível naquele ano e uma delas alcançou a cifra de US $ 137500 durante a venda da coleção Otis Chandler, em outubro de 2006.

As duas motos que irão a leilão em março são considerados únicas. Eles são as únicas duas unidades que ainda restam das 200 motos originais Winchester conhecidas e foram restaurados especialmente para a ocasião.

Fonte: Mike Hanlon / http://www.gizmag.com

Anúncios
Esse post foi publicado em Clássicas, Eventos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s