AGULHAS NEGRAS, ASCENSÃO AO CUME

Ju de Morais e Vinicius Fonseca, do Dois de Duas, foram, junto com alunos da unidade de São José dos Campos do Método DeRose de alta performance, para mais um fim de semana pelo Parque Nacional de Itatiaia, dessa vez para chegar ao cume das Agulhas Negras, o quinto pico mais alto do Brasil com 2791m de altitude.

DCIM101GOPROO parque é de uma beleza fantástica, típico dos campos de altitude, formada por arbustos, plantas de pequeno porte e muitas rochas expostas. O nome Itatiaia tem origem Tupi, e significa penhasco cheio de pontas, pedra pontuda, e realmente é o que vemos nitidamente por toda parte alta do Parque, que é dividido em parte alta e parte baixa.

Entramos no Parque bem cedinho para a atividade que foi cumprida em 8h e 40’. Caminhamos de forma tranquila e descontraída, por trilhas e vias com um grau de dificuldade elevado, pois em diversos momentos ficamos restritos a espaços reduzidos, que requerem muita atenção para que não haja acidentes.

A trilha que chega até a base das Agulhas demora aproximadamente 2h 30’ com um grupo grande, e o nosso era dos bons! Fomos em 12 pessoas, guiadas pelo Evandro Azevedo que conduziu o grupo de forma brilhante e segura. Ao todo a distância é de 2,5km, não é muito distante, mas o grau de dificuldade é alto, o que faz o passeio demorar um pouco.

Entre nós existiam pessoas acostumadas com montanhismo e outras menos experientes, porém todas capacitadas a lidar com grandes desafios com alta performance, sendo essa mais uma atividade externa destes alunos para que vivenciem um pouco mais essas situações de conflito entre o medo e o prazer de se atingir o cume de uma grande montanha.

Partindo de São José dos Campos / SP para chegar a parte alta do Parque de Itatiaia o visitante deve seguir pela rodovia Dutra até a cidade de Engenheiro Passos, no km 330 onde seguirá pela BR 354 sentido Itamonte, entrando pela Garganta do Registro, continuando pela BR 485, a estrada federal mais alta do Brasil.

Aos que quiserem saber mais sobre o Método DeRose de alta performance, entre no site e conheça mais a respeito:

www.metododerosesaojose.com.br

Texto e foto: Vinícius Fonseca

Esse post foi publicado em Comportamento e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para AGULHAS NEGRAS, ASCENSÃO AO CUME

  1. Vinicius Fonseca disse:

    360° das Agulhas Negras

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s