BB King

A emoção nunca morre!

BB_King_Gibson_Lucille

O rei BB King ainda é soberano com a guitarra nas mãos. Quem viu seu show no último fim de semana no Via Funchal comprovou isso

A tour 2010, produzida pelo Bourbon Street, passou por três grandes capitais brasileiras e nós conferimos o show do dia 20 de março.  Sua voz continua  rouca e emocionada, e o seu fraseado é o mais econômico e espontâneo da história da guitarra. Por isso, ele é considerado o maior bluesman de todos os tempos. Aos 85 anos de idade nem pensa em deixar os palcos, cenário natural da sua arte. Ele toca por puro prazer.

Sem nunca perder o bom humor nem a oportunbidade de fazer piadinhas no intervalo das músicas, divertiu mais de três mil pessoas que foram prestigiar seu talento. Durante mais de 90 minutos não precisou mostrar virtuosismos técnicos nem usar modernas parafernálias tecnológicas. Nem se preocupa com isso e esse parece ser o grande segredo de sua vida. Sua simplicidade, reconhecida e venerada por grandes nomes como Jimi Hendrix, Eric Clapton, Albert Collins, Buddy Guy, Otis Rush e Johnny Winter, é algo que falta nos guitarristas de hoje.

BB King nasceu em 1925 numa fazenda no estado do Mississipi, EUA. Trabalhou em plantações de algodão e como tratorista. O sucesso na música começou a surgir quando se mudou para Houston, em 1953, e conseguiu emplacar alguns hits. Sua situação social, marcada pela segregação racial, foi transformada em blue notes cheias de emoção, correndo como lágrimas nas cordas de sua guitarra.

Ele abriu shows dos Rolling Stones e U2, ganhou 14 Grammy Awards e ainda vários prêmios das revistas “Downbeat” e “Guitar Player”, W. Handy Foundation, MTV Video Music, Hall of Fame e muitas homenagens.

A expressão  “menos é mais” se encaixa com perfeição na sua  majestade. Ninguém tirou tanto proveito disto na história da música e conseguiu tanto sucesso como ele. Sua emoção está mais viva do que nunca!

Anúncios
Esse post foi publicado em Música. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s