Honda CB 500 Four 1974

Honda CB 500 Four 1974

Porte de Rainha

 corrente-transmisso-cb-500-four-cb-500-k-original-japo-D_NQ_NP_546115-MLB25167440816_112016-F

O seu nome original é Honda CB 500 K, mas ela fez sucesso e ficou conhecida como CB 500 Four, uma máquina que até hoje carrega a aura de ter sido um dos mais cobiçados objetos do desejo da sua época e de ter se tornado um ícone da fábrica de Hamamatsu, com porte de rainha entre as médias cilindradas. O modelo foi lançado em 1971 como uma opção mais leve, compacta, econômica e mais simples de pilotar em comparação com a CB 750.


Ela foi fabricada apenas entre os anos de 1971 e 1973, sendo então substituída pela CB 550 K, que não chegou a vir para o Brasil. Somente em 1975 é que a CB 550 F chegou até o nosso mercado. Nesse mesmo ano foi lançada a versão CB 550 K2, que trazia as mesmas modificações de embreagem e caixa da CB 550 F, o grafismo de tanque da CB 750, mas mantinha os 4 tubos de escape separados. O lançamento da CB 500 Four também foi resultado de uma pesquisa de mercado feita pela fábrica, que detectou o desejo do público de uma moto com peso e dimensões mais razoáveis do que a grande CB 750.

Apesar da “descendência” direta e da semelhança que manteve com a “setegalo”, as duas motos não tinham nenhuma peça em comum. As peças da embreagem e do cambio utilizadas na 500 Four, por exemplo, eram originais da CB 350. Em 1971 ela foi fabricada somente na cor verde oliva com as laterais do tanque pretas. Em 1972 foi adicionada a cor dourada e mudaram os carburadores. Desde quando foi lançada aqui ela mantém um grande fascínio sobre os apaixonados por máquinas compactas e de grande perfomance.

Sua característica mais marcante é o baixíssimo nível de ruído e de vibração do motor. No mercado norte americano o lançamento da CB 550 Four ocorreu somente em 1974,  pois os americanos estavam acostumados com um desempenho mais arisco das médias cilindradas e exigiam o mesmo comportamento da moto da Honda.  Isso porque enquanto o catálogo mencionava 180km/h de velocidade final, na realidade ela girava em torno de 145 km/h. O que, comparado ao desempenho da 750 Four, era considerado muito fraco por eles.

Exigências de um mercado, já naquela época, muito mais evoluído do que o nosso. Porque por aqui ela foi e continua sendo tratada e cobiçada como uma verdadeira rainha da sua categoria.

Texto: Jotta Santana

Anúncios
Esse post foi publicado em Clássicas e marcado . Guardar link permanente.

2 respostas para Honda CB 500 Four 1974

  1. едностайни апартаменти продажба в софия disse:

    Aw, this was a really nice post. In idea I would like to put in writing like this additionally – taking time and actual effort to make a very good article… but what can I say… I procrastinate alot and by no means seem to get something done.

  2. продажба недвижими имоти българия disse:

    This web site is really a walk-through for all of the info you wanted about this and didn’t know who to ask. Glimpse here, and you’ll definitely discover it.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s